Select Page
O negócio Teleférico do Curral vai dar que falar. Quase todas as semanas nos chegam elementos que mostram a tentativa de mostrar a viabilidade de um projeto com contornos pouco claros, um negócio ruinoso para as finanças da Região, e que a investigação irá apurar.
Graças ao nosso trabalho de fiscalização, e com recursos aos tribunais, foi possível aceder ao estudo de viabilidade económica paga pelo Instituto de Florestas (que não dispõe, curiosamente, do parecer da Câmara de Lobos) e que mostra que a empresa pagará, apenas 2 mil euros de renda, 24 mil euros ao ano, mas que vai faturar 5,1 milhões ao ano.
Esse mesmo estudo de viabilidade mostra que o retorno do investimento será atingido em 18 anos, mas a concessão será feita a 60 anos, adensando a natureza ruinosa do projeto e a penalizar as finanças públicas.
É compreensível a legitimidade de haver vontades a favor e contra o projeto. A minha questão não é essa. É a alegada negociata envolvendo testas de ferro, investimentos pouco claros, sociedades com rasto oculto, o envolvimento direto e carregado da Quinta Vigia, entre outros aspetos que neste momento não posso mencionar.
Os estudos foram escondidos deliberadamente e não eram públicos. Da mesma forma que os previstos 5,1 milhões de receita ao ano, não constam dos proveitos da restauração e do parque aventura.
Mais recentemente, e noutro documento ocultado deliberadamente pelo Governo, ou seja a proposta apresentada pela Inspire Capital Atlantic, a empresa revela que as acessibilidades, e em especial os parques de estacionamento sejam custeados pela autarquia de Câmara de Lobos e pelo Governo.
Esta situação, vem contradizer a versão governamental de que o investimento seria única e exclusivamente privado, sem recurso a investimento público. Faltando quantificar o valor das expropriações dos terrenos.
Desta feita, não haverá outro caminho senão apresentar todas as provas às entidades que investigam a natureza ofusca desse negócio.
Élvio Sousa, na sua página pessoal de Facebook.

Pin It on Pinterest

Share This