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Inoperacionalidade do Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo

NOVO    JPP publica Relatório do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Problemas da Operação Aérea no Arquipélago da Madeira

Na procura pela fiscalização dos executivos regional e nacional e pela informação aos madeirenses, o JPP obteve o relatório do “grupo de trabalho para o estudo dos
problemas da operação aérea no arquipélago da Madeira, tendo em vista a proposta de soluções para os mesmos”, que resultou do Despacho n.º 137/2021 de 6 de janeiro, alterado pelo Despacho n.º 885/2021, de 21 de Janeiro.

No relatório, de 14 de julho de 2021, o Grupo procurou “identificar os principais constrangimentos da operação aeroportuária no arquipélago da Madeira, relacionados com os ventos e a implicação que têm na operação aeroportuária”, bem como “identificar possíveis soluções, técnica e economicamente viáveis, para o que elaborará um relatório que sirva de base para a resolução dos problemas identificados”.

No referido relatório é possível encontrar, entre outras recomendações exaradas de forma UNANIME, que seja garantido “à NAV o financiamento, através de meios públicos, o mais cedo possível, mas não depois do primeiro trimestre de 2022, para a compra e instalação no Aeroporto da Madeira de um Radar de Banda X e de um Lidar“.

Para consultar o documento na sua totalidade clique aqui.

 

 

JPP publica Estudo Impacto Económico da Inoperacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo

A 25/11/2021, o Grupo Parlamentar (GP) do JPP, na sua senda de informar os madeirenses sobre a única porta de ligação que têm com o resto do planeta, o aeroporto da madeira, uma vez que o Governo Regional da Madeira não o quer fazer de iniciativa própria.

Dado que muitas vezes o aeroporto fica inoperacional devido a condições climatéricas, o GP do JPP requereu através do ofício n.º XII.III.0046, enviado para a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, um pedido de documentação que requeria cópias simples do “Estudo Impacto Económico da Inoperacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo”, encomendado pela secretaria Regional de Turismo e Cultura, à Universidade da Madeira (UMa).

A ALRAM recebeu o pedido e enviou para a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia (SRECT), através do ofício de saída nº 3198, datado de 25/11/2021.

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia enviou para a ALRAM a resposta por email do dia 23/12/2021, através do ofício nº 3807.

No entanto a ALRAM apenas enviou para o GP JPP o referido estudo no dia 27/01/2022, através do ofício nº 3357, apenas por consequência da indagação do GP do JPP junto da SRECT sobre o ponto de situação do pedido de documentação, tendo a ALRAM retido o documento na sua posse durante 35 dias.

 

Do estudo facilmente se conclui que com “a inoperacionalidade do aeroporto num só ano civil na economia da Região, verificam-se reflexos imediatos no PIB, percentagem de desemprego e inclusivamente um impacto negativo na imagem do destino da Região a partir do exterior“. Também é referido que caso “se assuma que 20% dos passageiros afetados por um cancelamento não retomam, o impacto será de 34,06 milhões de euros/ano em termos de PIB e de 7,05 milhões/ano de Receita Fiscal.”

Consequências muito pesadas para a economia regional, com dois principais responsáveis, o Governo Regional  e o Governo da República, em especial numa época de aumento da inflação e de aumento de juros, agravada pela crise pandémica, com impactos diretos no poder de compra dos madeirenses e nas finanças públicas.

 

Para consultar o estudo, clique aqui.

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