Select Page

Relatórios GESBA

>> Relatórios de Gestão da GESBA-Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda.

No seguimento do seu trabalho fiscalizador ao Governo Regional e a todas as entidades sob a sua tutela, e no estrito cumprimento do compromisso de informar e esclarecer a opinião pública, o JPP disponibiliza os relatórios de gestão da GESBA-Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda. que, até à data, continuam a não ser disponibilizados em nenhum site ou plataforma oficial do Governo Regional.

Relembre-se que, frequentemente, a empresa pública GESBA tem sido acusada pelas associações do setor, de “falsidade e manipulação da verdade” sobre o preço pago pela banana da Madeira.

Como é possível verificar no mais recente relatório de Gestão da GESBA, de maio a outubro, a “Banana Extra” continua a ser paga a 26,8 cêntimos por quilograma, a “Banana de primeira categoria” é paga pela GESBA a 17,8 cêntimos por quilograma, e a “Banana de segunda categoria” é paga pela GESBA a 7 cêntimos por quilograma.

O baixo pagamento deste produto aos bananicultores, faz com que a GESBA apresente um resultado líquido positivo de 907 mil euros, tal como consta da página 13 deste relatório. Quase 1 milhão de euros de LUCROS que não chegam ao bolso do bananicultor, apesar da empresa pública GESBA ter sido criada para aumentar o rendimento do bananicultor (tal como consta na Resolução n.º 834/2007, de 8 de agosto e na Resolução n.º 271/2008, de 13 de março).

Não podendo contar com a GESBA para aumentar o rendimento dos produtores, a produção de banana fica dependente, necessariamente, da ajuda comunitária.

A conclusão é visível aos olhos de todos e está bem visível nos seguintes relatórios: ao invés de enriquecer o agricultor, a GESBA tem vindo a enriquecer À CONTA do agricultor.

Hoje, todos os cidadãos poderão consultar os relatórios de gestão e retirar as suas próprias conclusões.

>> Faça download dos documentos mais recentes aqui:

  1.  Relatório de Atividades e de Gestão da GESBA – 2019-2020

 

>>Poderá, ainda, fazer download dos relatórios mais antigos, aqui:

  1. Relatório de Atividades e de Gestão da GESBA – 2016
  2. Relatório de Atividades e de Gestão da GESBA – 2017
  3. Relatório de Atividades e de Gestão da GESBA – 2018

Pin It on Pinterest

Share This