Select Page

Mais uma “novela” criada pelo Governo Regional de Albuquerque que, sem permitir a discussão e aprovação do orçamento para 2024, coloca dezenas de bombeiros e suas famílias em dificuldades.

Uma das matérias que o JPP tem insistido é a urgência em valorizar e dignificar a carreira destes profissionais das associações que, mesmo com salários em atraso, não deixam de cumprir as suas funções. É lamentável que este Governo se aproveite do espírito de missão e de honra dos bombeiros, ao longo de anos, ao ponto de ter já culpado o próprio Marcelo Rebelo de Sousa, desresponsabilizando-se de uma forma, no mínimo, vergonhosa.

A sorte da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil é que os 3 corpos de bombeiros que mais ocorrências respondem na Madeira são detidos por Câmaras Municipais e, por isso mesmo, suportados pelos orçamentos das autarquias, sem qualquer ajuda financeira do Governo Regional.

Portanto, não venha a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil enganar a população e fazer promessas aos bombeiros pois nem “tudo tem decorrido normalmente” e dizê-lo só comprova a alienação que este Governo tem da realidade.

A obrigação dos bombeiros não é fazer um “pé de meia” para cumprir com o socorro e a segurança da população. Esta tem de ser uma preocupação e uma obrigação do Governo Regional que deverá sempre cumprir a sua palavra, valorizando e dignificando estes profissionais e dando-lhes todas as ferramentas necessárias ao exercício das suas funções.

Para o JPP é urgente repensar e implementar um modelo de financiamento para todos os corpos de bombeiros da Região, modelo este mais transparente e justo, principalmente, na salvaguarda dos ordenados destes profissionais. E se esta fosse uma verdadeira preocupação de Miguel Albuquerque, o orçamento da Região para 2024 estaria já aprovado e os bombeiros a serem justamente ressarcidos pelo seu trabalho.

Pin It on Pinterest

Share This