Select Page

O Grupo Parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP) lamenta a forma como está a decorrer este arranque de ano letivo para o pré-escolar, após as novas diretrizes da Secretaria Regional da Educação (SRE), tendo em vista a uniformização do calendário escolar entre os educadores de infância e os restantes docentes. De acordo com a SRE, o pré-escolar começa esta quarta-feira, 6 de setembro, apenas com a componente de apoio à família assegurada pelas Técnicas Auxiliares. O início das atividades educativas, com a presença dos Educadores de Infância, está agendado para 11 de setembro.

Sobre este assunto, o JPP lamenta que:

1 – Este sistema, assegurado pela Circular nº 58 de 23 de agosto de 2017, não faça referência ao importante período de adaptação das crianças que vão pela primeira vez para o pré-escolar, deixando ao critério das delegações e direções escolares esta interpretação e decisão.

2 – A SRE não tenha tomado as medidas necessárias para esclarecer a data em que ingressam estas crianças, gerando alguma desordem e descontentamento neste início de ano letivo. Em algumas delegações escolares, as crianças que ingressam no pré-escolar pela primeira vez entram em atividade educativa em simultâneo com os Educadores de Infância, a 11 de setembro, enquanto outras delegações estão já hoje a receber essas crianças.

3- Tenha existido pressão psicológica a alguns Educadores de Infância para estarem a receber alunos no dia de hoje, quando isso não foi o estipulado no calendário escolar, colocando em risco os direitos pelos quais esta classe lutou anos a fio.

4 – Que a SRE continue sem resposta social para os Encarregados de Educação que necessitam da componente de apoio à família no período de férias escolares, por motivos devidamente comprovados.

 

Patrícia Spínola

Deputada do Grupo Parlamentar do JPP

Pin It on Pinterest

Share This