O Juntos Pelo Povo (JPP) está a promover, ao longo desta semana, umas Jornadas Parlamentares sobre “Desenvolvimento regional sustentável: sustentabilidade, autossuficiência e cooperação”.

“Pretendemos, através do estudo do caso da Região Autónoma da Madeira, e em particular do Município de Santa Cruz, definir áreas estratégicas, no sentido de beneficiarmos a população no futuro, no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. Por isso, queremos verificar a autossuficiência, também do ponto de vista energético, dos recursos naturais e transportes”, explicou Élvio Sousa.

As Jornadas do JPP estão a ser acompanhadas por uma equipa de investigadores e académicos da Universidade do Texas e Cornell (EUA), para ver o que a ilha tem em termos de sustentabilidade e ver que novos projetos podem ser criados.

“É uma ilha incrível, muito rica em recursos naturais e energéticos e com um futuro tremendo ao nível do desenvolvimento sustentado. Gostamos de tudo o que vimos, é um dos locais mais notáveis do planeta, um dos locais mais ricos em termos de energias renováveis e um dos locais mais bonitos”, realçou Robert Young, professor assistente da Universidade do Texas.

Élvio Sousa destacou as mais-valias que este projeto pode trazer futuramente, revelando “o interesse de empresas europeias e internacionais em apostar no empreededorismo e na sustentabilidade ambiental”, com vantagens “para a economia de Santa Cruz e da Madeira, beneficiando a empregabilidade”.

As Jornadas Parlamentares do JPP encerram esta sexta-feira e ao longo da semana já passaram por Santa Cruz, Machico e Ribeira Brava, com destaque para as visitas à Estação de Tratamento de Águas e Resíduos dos Reis Magos, Hotel Quinta do Lorde, Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra, Fajã dos Padres e Zona Franca e Industrial da Madeira. No final será apresentado um relatório e a 12 de junho será apresentado em Lisboa.

Artigos Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This