Select Page

Bom dia, amigos

Que tenham um feliz domingo.

Partilho convosco uma situação dramática que recebi esta semana em atendimento ao cidadão e que me deixou profundamente inquieto e transtornado.

Testemunhei o caso de um utente que está comprovadamente há mais de 20 anos em lista de espera para uma cirurgia. É verdade, 20 anos! Parte de uma vida de uma pessoa à espera que a Região, com tantos recursos e promessas, lhe devolva a qualidade de vida e a esperança, que acabou por perder.

O Secretário da Saúde Pedro Ramos andou a ligar aos militantes do seu partido a pedir o voto em Albuquerque e a disponibilizar o seu numero pessoal para que o beneficio de um cartão laranja possa ser usado “sempre que precisar da Saúde”. Seria útil que Ramos acordasse para esta realidade, pois agir com favorecimentos aos militantes e deixar utentes largos anos à espera é um crime.

“Esse é o meu número também. Por isso pode usá-lo sempre que precisar da Saúde” (Sic), falou ao telefone Pedro Ramos. Perante estas cunhas descaradas, e perante o sofrimento de milhares de madeirenses que se encontram anos e anos sem uma resposta para a sua cirurgia, consulta e exame, como podemos confiar em governantes como Albuquerque e Ramos que deixam seres humanos 20 anos à espera de uma cirurgia? Têm de ser veementemente “castigados”.

Qualquer governante, se considerasse o interesse público e da Região mais relevante que o interesse partidário teria já estancado este descalabro de termos, em 2024, mais de 92 mil referenciações em lista de espera. Um aumento de 80% nos exames e 37 mil madeirenses em lista de espera para consulta. Leia-se 37 mil madeirenses.

Urge soluções e propostas urgentes para tirar as pessoas desta aflição permanente. Connosco a Saúde será uma prioridade com um programa de gestão eficiente, remuneração justa dos profissionais e contratualização transparente e auditada com o privado.

Ações discriminatórias de governantes que usam o cartão do PSD para dar entrada verde aos serviços de saúde, declarações irresponsáveis de jornalistas (tal como há dias as de Mário Gouveia, em querer branquear a realidade e tapar o problema com a peneira, têm de ser denunciadas sem medo e sem pudor.

Texto de Élvio Sousa, líder do JPP, na sua página pessoal de Facebook.

Pin It on Pinterest

Share This