Select Page

O Governo Regional recua na questão da linha ferry. O Orçamento da RAM para 2024 não tinha qualquer referência inicial, mas depois das denúncias do JPP o Governo e o PSD voltaram atrás e comprometem-se a promover diligências para viabilizar a ligação ferry de transporte de passageiros e mercadorias entre a Madeira e o Continente. A intenção consta agora de uma proposta de alteração ao Orçamento da Região para 2024.

De acordo com a proposta de alteração ao Orçamento, o Grupo Parlamentar do PSD diz que, no presente ano, “o Governo Regional promove os procedimentos necessários à viabilização da concessão de serviço público para a linha marítima regular de transporte de passageiros e carga entre a ilha da Madeira e o continente português”.

Diz o executivo que a intenção de proceder à viabilização da ligação marítima não está condicionada a Lisboa, comprometendo-se, no entanto, “a encetar junto do Governo da República todas as diligências necessárias ao financiamento da linha marítima regular”.

O JPP apoia esta decisão, sinal de que a luta e a persistência acabam por dar resultados, mas assegura que o modelo de operação do partido “é muito diferente” do proposto pelo Governo. Igualmente lamenta que o Governo Regional não tenha seguido o mesmo exemplo em relação à necessidade de assegurar a ligação marítima Madeira-Porto Santo o mês de janeiro, substituindo o Lobo Marinho na pausa para manutenção.

JPP insiste que a ligação ferry Madeira-Continente não carece de financiamento. Precisa é de maturação e não estar condicionada por interesses de grupos económicos. A ligação marítima é um investimento vital à mobilidade, ao desenvolvimento económico e social da Região e decisivo para baixar o custo de vida.

Pin It on Pinterest

Share This