Select Page

Agricultura foi o tema escolhido no arranque oficial de campanha do JPP, na iniciativa que decorreu hoje, em Câmara de Lobos e que contou com Élvio Sousa, candidato a presidente do Governo Regional, como porta-voz.

O candidato do JPP deixou o alerta: “Com este Governo PSD/CDS há menos 4 mil agricultores a fazer agricultura e menos 15% de área agrícola. Os agricultores estão desanimados, pois os que eles querem é rendimento, querem liberdade e não esmolas. Vejamos: há 18 anos, os produtores banana recebiam 60 cêntimos ao quilo pela banana extra, e agora com Albuquerque recebem, apenas, 35 cêntimos. Uma vergonha, uma escravatura sem comparação”, denunciou.

Élvio Sousa deu exemplo da forma como o Governo Regional e a GESBA desrespeitam os produtores de banana: “como se não bastasse fizeram museus com o dinheiro dos produtores, estamos a falar de 3,4 milhões que este Governo PSD/CDS tirou do ganha-pão dos produtores de banana para um museu. E não basta agora, uma esmola de 5 cêntimos por quilo, uns míseros 50 euros por tonelada, quando os custos da mão de obra, adubos e remédios duplicaram. Por isso, este é o momento dos agricultores se livrarem dos novos “senhorios”.

“O saque ao trabalho do produtor é tão realista que basta olhar para as últimas contas da empresa pública GESBA, que vendeu 26 milhões de banana, esta pagou apenas 11,8 milhões aos produtores e gastou 14 milhões em despesas. Uma autêntica máquina de sacar o rendimento do agricultor, ficar com os milhões e distribuir esmolas. Por isso, está na hora, de fazer uma auditoria à empresa, torná-la eficiente e garantir mais rendimento aos produtores”, anunciou o líder do JPP.

Pin It on Pinterest

Share This