O JPP publicou, no portal da transparência do seu sitio da internet, as listas de espera a 31 de dezembro, desde o ano de 2009, até ao ano de 2019 (último ano disponível, até à data).

Esta informação, que deveria estar publicada na página oficial dos serviços de saúde da Região Autónoma da Madeira, e que consubstancia um dos direitos fundamentais do utente (direito à informação) é, reiteradamente, ocultada pelo SESARAM, E.P.E., vendo-se o JPP obrigado a recorrer, a processos de intimação judicial, para obter as listas de espera para cirurgias, consultas de especialidade e exames complementares de diagnóstico e terapêutica.

Mantemo-nos firmes na opinião de que, é fundamental a população, os utentes, terem acesso a esta informação, terem este conhecimento pois, atualmente, a única informação que lhes é transmitida é a de que “é melhor irem ao privado”, e isto não é uma resposta que deve ser dada por um serviço público de saúde.

Verifica-se que, infelizmente, continua a haver omissão nestes dados e, sendo um direito dos utentes, o JPP assume o papel que deveria estar a ser efetivado pelo SESARAM, E.P.E. e disponibiliza as listas de espera, atualizadas a 31 de dezembro, desde o ano 2009: https://juntospelopovo.pt/listas-de-espera/.

 

O Presidente do Grupo Parlamentar do JPP

Élvio Sousa

Pin It on Pinterest

Share This