Select Page

“O preço e as faturas da venda da banana aos distribuidores é neste momento um dos segredos mais bem guardados por parte do Governo Regional da Madeira. Recordamos que foi o próprio presidente do Governo Regional que afirmou que a banana da Madeira era a “mais bem paga da Europa” e também “a mais bem paga ao produtor”, uma completa mentira! Mas, quando confrontamos Miguel Albuquerque para que prove o que disse, não tem argumentos, e continua a esconder as faturas e os verdadeiros preços que a GESBA, em regime de monopólio, vende a banana aos distribuidores.
É um dos segredos mais bem guardados da coligação PSD/CDS, além do segredo do dono do gás que faz com que os madeirenses paguem mais 11 euros numa garrafa de gás que os açorianos?
Há muitas clientelas a ganhar milhões com o suor do trabalho dos produtores. A GESBA tem servido de manjedoura para alguns amigos ganharem milhões, e só chegarem tostões aos produtores. É preciso inverter esta gestão da banana para meia dúzia de amigos viveram à custa do trabalho de três mil produtores. A prova disso, de que estão a mexer no bolso do agricultor, é o facto de andarem a esconder as faturas da GESBA a sete chaves!
A GESBA paga aos produtores 0,44 cêntimos pela banana (extra), e depois ela aparece à venda no Continente a quase 3 euros ao quilo! Quem anda a ganhar dinheiro e a mexer no bolso dos agricultores? Essa é a verdade. Estão a mexer no bolso dos agricultores, pois, há 17 anos, os produtores de banana recebiam mais 0,16 cêntimos por quilo, da banana extra, do que recebem atualmente.”

Élvio Duarte Martins Sousa

 

Pin It on Pinterest

Share This