Aquando da discussão do Orçamento Regional para 2019, o JPP apresentou um conjunto de propostas realistas e exequíveis para quem quer governar em prol do Povo e não para benefício de alguns. Das propostas apresentadas, que tocavam vários domínios da governação: saúde, educação, agricultura, assuntos sociais, finanças e assuntos fiscais. Todas as propostas tinham como objetivo final promover melhor qualidade de vida para a população da Região Autónoma da Madeira. Acontece que o PSD, do alto da sua sabedoria, chumbou mais de 95% das propostas por achar que aquilo que o JPP propunha já o PSD tinha em ação.

Curioso que, passados alguns dias, o presidente do Governo anunciou medidas de apoio aos idosos, na lógica das medidas que o JPP tinha apresentado aquando da discussão do orçamento, mas que a maioria PSD chumbou! Mas então significa que as medidas de apoio não podiam ser implementadas se fossem propostas pelo JPP, mas já o podem ser se for o PSD a propor?

E assim se vai governando uma região…

O JPP congratula-se pelo facto do Município da Ribeira Brava ter aprovado o apoio complementar aos doentes oncológicos, quando estes têm de sair da Região para fazer tratamento ou exames. Uma proposta da autoria do JPP apresentada como mais uma medida de apoio aos doentes, cujos valores das despesas de saúde aumentam, quando têm de sair da Região e que não estão contempladas na Portaria nº 5/2014 de 27 de janeiro. Pena é que o PSD na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira não teve o mesmo entendimento que os governantes da Ribeira Brava, incluindo os elementos do PSD daquela localidade, e chumbou a proposta do JPP para que este apoio fosse extensivo a todos os doentes oncológicos da Região, que precisem de se deslocar para fora da Região devido à sua doença.

Numa altura em que surgem os pedidos e desejos para o ano 2019, deixo aqui o desejo de que no próximo ano o Governo Regional tenha mais atenção ao setor da saúde para que não aconteçam tantas falhas, faltas e lacunas, nos vários serviços do setor, como tem acontecido ultimamente, porque apesar dos responsáveis pela tutela virem a público desmentir, a verdade é que, quem recorre aos serviços de saúde nos nossos hospitais, encontra uma realidade bem diferente daquela que os governantes apresentam. Os utentes têm queixas! Os profissionais que lá trabalham também têm queixas! Só os governantes é que acham que está tudo a correr bem e que não há razões para estas queixas! Realmente, alguns dos nossos governantes, com esta atitude apenas provam que não conhecem a verdadeira realidade do setor da saúde na Região.

Para todos, votos de um próspero ano de 2019!

Paulo Alves

Deputado Parlamentar at Juntos pelo Povo
Licenciado em Ciências Religiosas; Pós-graduado em Bioética e Mestre em Filosofia, com especialização em Bioética pela Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa; Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz.
Paulo Alves

Latest posts by Paulo Alves (see all)

Observação:

– A responsabilidade das opiniões emitidas nos artigos de opinião são, única e exclusivamente, dos autores dos mesmos, pois a defesa da pluralidade de ideias e opiniões são a base deste espaço criado no site;
– Os posicionamentos ideológicos e políticos do JPP não se encontram refletidos, necessariamente, nos artigos de opinião contemplados nesse mesmo espaço de opinião.

Artigos Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This