Select Page

O mês de junho significa a entrada no verão. É tempo de guardar os agasalhos e vestir roupas mais frescas e coloridas. É um tempo de convívios à beira-mar, tertúlias noturnas sobre tudo e sobre nada numa amálgama de sugestões e críticas que nos enlevam em memórias passadas. É tempo dos debates antes das férias merecidas. É tempo de burocracias escolares, com avaliações e planificações. É tempo de rever o que foi feito e pesquisar novas formas de melhorar o trabalho para que este se torne mais eficiente.

Mas o mês de junho também nos traz inúmeros eventos capazes de reunir famílias, amigos e conhecidos. No Caniço, que comemora este mês 18 anos de Elevação a Cidade, não faltam motivos de interesse. Desde logo, a segunda edição do “Caniço Local Market” que este fim de semana decorre na lindíssima Promenade dos Reis Magos. Uma oportunidade para visitar, observar e, quiçá, comprar um dos muitos produtos exclusivos executados pelos nossos artesãos numa panóplia que valoriza as nossas tradições e fazem perpetuar no tempo saberes ancestrais.

E que dizer dos Santos Populares. Desde o Santo António até ao São Pedro, as festas multiplicam-se um pouco pelo nosso concelho. Destacamos, mais uma vez, a beleza da Praia dos Reis Magos para assinalar um evento que é transversal e se perpetua no tempo: o São João no “calhau” que junta famílias inteiras, novos e menos novos que procuram transmitir a tradição para que esta jamais se perca. Como tem acontecido nos últimos anos, o Executivo JPP da Junta de Freguesia voltará a proporcionar uma noite agradável aos canicenses e a todos aqueles que quiserem se juntar a nós. É na partilha de histórias passadas e na comunhão das vivências que se escreve a História da nossa cidade.

A cidade de Santa Cruz na sua amplitude geográfica não se esgota apenas nos eventos realizados no Caniço. Muito há por descobrir e desfrutar durante este mês de junho que culmina com as Festas do Concelho cujo Aniversário se comemora a 25 de junho. Santa Cruz já deixou de ser lugar de passagem graças às últimas vereações JPP que, desde 2013, operaram uma autêntica transformação nesta que é uma das principais entradas na nossa Região. Santa Cruz é polo de atração, diversão e interesse cultural. Santa Cruz define-se como cosmopolita, proporcionando aos seus cidadãos e forasteiros eventos de qualidade. Oferece qualidade de vida, bem-estar e segurança. O roteiro turístico madeirense já não se confina apenas ao Funchal, pois expande-se para Este da Ilha, alargando opções aos nossos turistas desde a Camacha até ao Caniço, passando por Santo António da Serra e Gaula, com epicentro na sede de Concelho. Os santacruzenses vivem felizes com o ar puro que respiram. Os santacruzenses têm orgulho do seu Concelho.

E, no mês dos Santos Populares, ser popular não é falar bem e tirar “selfies”. Ser popular não é dizer que se vai fazer isto ou aquilo. Ser popular é ser reconhecido pelo que se fez, faz e fará para o bem-estar dos cidadãos. E nisso, Santa Cruz FAZ e muito bem!

Zé Carlos Mota

Observação:

– A responsabilidade das opiniões emitidas nos artigos de opinião são, única e exclusivamente, dos autores dos mesmos, pois a defesa da pluralidade de ideias e opiniões são a base deste espaço criado no site;

– Os posicionamentos ideológicos e políticos do JPP não se encontram refletidos, necessariamente, nos artigos de opinião contemplados nesse mesmo espaço de opinião.

Pin It on Pinterest

Share This