Select Page

Mês de Maio, Mês da Cebola

O mês de Maio é sinónimo de muitas celebrações. Umas mais mediáticas do que outras, mas em todas elas existem um sentimento de partilha. Se a mais visível nos direciona para Fátima e para o mês de Maria, também é certo que outras manifestações “estacionaram” no mês de Maio para perpetuarem no tempo.

Para nós, Canicenses, a chegada do mês de Maio significa Festa da Cebola. A cebola é a imagem de marca da nossa Cidade. É a Rainha da Festa. É através deste produto que prestamos homenagem a todos os nossos agricultores que, ano após ano, dedicam muito do seu tempo a manter esta cultura viva, elevando a qualidade da cebola para patamares de excelência. Não é por acaso que frequentemente ouvimos dizer que a Cebola do Caniço é a melhor cebola do Mundo. E quanto a isso creio não haver qualquer tipo de dúvidas.

Mas a cebola precisa de visibilidade. Precisa de impulso. Precisa de reconhecimento. Como vem sendo hábito, o Caniço veste o seu “Fato de Gala” para ser um anfitrião hospitaleiro a todos quantos visitem a cidade durante o fim de semana da Festa da Cebola. Nos dias 19, 20 e 21 de Maio, o centro do Caniço será invadido por aromas, sons e animação que nos prometem inebriar. Para além da gastronomia que já é uma referência nos cardápios gustativos, a música será um acompanhamento de fino recorte com artistas que dispensam apresentações.

A Junta de Freguesia do Caniço preparou um evento que é já imagem de marca no roteiro turístico da nossa Região. É a primeira Grande Festa Madeirense do ano e para onde convergem milhares de pessoas, oriundas não só de outros pontos da Ilha, mas também do Continente português e estrangeiro, com especial destaque para os nossos imigrantes da Diáspora que planificam para esta altura uns dias de lazer no regresso à Terra que os viu nascer. É, por isso, um reencontro de famílias na espuma da saudade que faz da Festa da Cebola um evento único.

E se a Cebola já é motivo de Festa, convém não esquecer que o ponto alto está aprazado para as 16h do dia 21 (domingo) com a realização do icónico Cortejo da Cebola que este ano reunirá cerca de 800 alunos das nossas escolas. Será uma manifestação de culturalidade aliada à preservação do nosso património agrícola.

Sintam-se todos convidados. O Caniço e os Canicenses sabem bem receber e cá estarão à vossa espera. A Rainha Cebola recebe-vos de braços abertos num fraterno e caloroso abraço. Até já!

Zé Carlos Mota

Observação:

– A responsabilidade das opiniões emitidas nos artigos de opinião são, única e exclusivamente, dos autores dos mesmos, pois a defesa da pluralidade de ideias e opiniões são a base deste espaço criado no site;

– Os posicionamentos ideológicos e políticos do JPP não se encontram refletidos, necessariamente, nos artigos de opinião contemplados nesse mesmo espaço de opinião.

Pin It on Pinterest

Share This