O Juntos pelo Povo (JPP) esteve numa atividade junto às unidades hoteleiras do Caniço de Baixo para salientar a importância do setor turístico para o equilíbrio da economia da Região e apontou algumas problemáticas que prejudicam o setor e que precisam de uma rápida resolução.

Liliana Jorge, candidata do JPP à Assembleia da República, aponta que a iniciativa realizada é uma chamada de atenção de que o setor do Turismo precisa ser repensado. “É um setor muito importante para o crescimento da economia regional e nacional, mas recentemente, a Associação de Hotelaria e Restauração de Portugal alertou para o facto de, desde 2018 até ao presente, o setor ter cerca de 40 mil postos de trabalho para ocupar, mas sem mão de obra disponível.”

A candidata do JPP afirma ser fundamental reavaliar as estratégias e encontrar formas de motivar os trabalhadores a fixar-se neste ramo de atividade. “É uma área que abarca muitos trabalhadores na Região Autónoma da Madeira e é preciso perceber quais as razões para a inexistência de vontade em apostar nesta área de formação. É preciso identificar as reais necessidades, principalmente ao nível formativo, e perceber junto das escolas e das entidades, quais as medidas que podem ser implementadas, principalmente para cativar os jovens e os desempregados.”

Junto do Governo da República, Liliana Jorge diz ser importante reavaliar os critérios de atribuição de reforma a estes trabalhadores. “Estamos a falar de funções que têm muito desgaste físico e emocional” e conclui que “é necessário entender porque estamos a perder mão de obra qualificada para o estrangeiro e reverter essa situação.”

Artigos Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This