O grupo parlamentar do JPP esteve no sítio dos Landeiros, em Machico, para verificar, in loco, a situação da pedreira e derrube de árvores que está a preocupar a população daquele sítio.
A preocupação surge porque existem linhas de água que neste momento estão obstruídas e destruídas e que, em dias de chuva, podem constituir um grande perigo de possível enxurrada que poderá afetar algumas residências que se situam abaixo da pedreira.
O impacto visual é enorme e desde janeiro de 2024, após licenciamento da Secretaria Regional da Economia, que a dimensão da área explorada aumentou, pelo que o JPP levanta a questão ao Governo Regional e ao executivo do Município de Machico, que emitiu um parecer favorável para remodelação, desmatação de terrenos e remoção de maciços rochosos – processo de obras n. 97/17 – e que revelou à comunicação social que foram efetuadas ações de fiscalização de forma a garantir que as normas legais estão a ser respeitadas, nomeadamente no que diz respeito à manutenção das linhas de água, se a entidade já procedeu em conformidade com o que é legalmente exigido.
O JPP recebeu algumas denúncias de proprietários de terrenos, que acusam a entidade, que está a proceder à extração de pedras, de invasão de propriedade privada e lamentam que não tenham recebido qualquer informação ou sido sequer ouvidos.
Segundo o JPP a área onde está situada a pedreira é uma zona verde e protegida, pelo que os proprietários não tinham autorização para realizar qualquer construção e lamenta o grave impacto ambiental e visual que está a ocorrer no sítio dos Landeiros, na freguesia de Machico.
O JPP realça que não se opõe ao investimento privado, no entanto, defende que os interesses e a segurança da população sejam salvaguardados e que sejam a grande prioridade dos governantes.