Figuras de Estilo

            Na nossa Literatura existem muitos casos em que as figuras de estilo povoam os “Escritos” dando vida às palavras e transportam a mensagem para além do imaginável. A mais conhecida, Metáfora, revela-se de uma importância tal que muitos se apoiam nela para disfarçar uma certa inquietude que habita nos seus pensamentos. Tal como a Comparação, que é comummente usada para fazer juízos de valor menorizando aqueles que, por si só, já são enormes no caráter. Da mesma forma poderíamos falar na Antítese, uma figura de estilo tão desprezada de tão mal utilizada. É que todos nós somos antítese de nós próprios. É na confrontação da nossa Identidade que buscamos os opostos da nossa Existência.

            A Política Portuguesa é pródiga em muitas figuras de estilo, jogo de palavras e manipulação gramatical para tentar cativar o público-alvo acerca dos programas eleitorais. Cada Partido, ciente da importância de uma boa mensagem, desdobra-se em figuras de estilo, surgindo à cabeça o Eufemismo, procurando suavizar o discurso como ferramenta de sedução. E sempre que as respetivas campanhas eleitorais se aproximam do seu epílogo, endurecem-se discursos e procura-se inovar na forma de transmitir a mensagem.

            Ora, a Madeira vive um período que pode ser histórico na nossa Autonomia. Os madeirenses e portossantenses, fartos das atuais políticas, aprestam-se para dar um cartão vermelho a este caduco PSD de Miguel Albuquerque e seu séquito. Os madeirenses e portossantenses há muito que perceberam qual o caminho que querem seguir. E pergunta-se: O que é que isto tem a ver com as figuras de estilo? Pois bem, o nervosismo nas hostes laranjas atinge uma proporção de tal ordem que os seus apaniguados seguidores do alburquequismo inventaram mais uma figura de estilo e servem-se dela a rodos. É o Ridículo. Fazem figura de ridículo com vídeos e charadas que apenas servem para fazer rir os “tolos”. Em vez de apostarem numa mensagem positiva, para cativar o eleitorado, investem no oposto. Optam pelo discurso da maledicência, na chacota gratuita, no denegrir do trabalho dos outros. E prestam-se ao ridículo!

            Dia 23 deixemo-nos de figuras de estilo e sejamos frontais: Verde é esperança para operar a mudança! Estamos Juntos, Preparados Prontos! JPP

José Carlos Mota

Observação:

– A responsabilidade das opiniões emitidas nos artigos de opinião são, única e exclusivamente, dos autores dos mesmos, pois a defesa da pluralidade de ideias e opiniões são a base deste espaço criado no site;

– Os posicionamentos ideológicos e políticos do JPP não se encontram refletidos, necessariamente, nos artigos de opinião contemplados nesse mesmo espaço de opinião

Partilhar: