Ontem, no programa “Em Entrevista”, na RTP Madeira, o presidente da Empresa de Eletricidade da Madeira confirmou a propaganda “verde” que tem sido apanágio deste Governo Regional, informando que a EEM irá abandonar o projeto das microalgas do Porto Santo, ao fim de 14 anos e de 45 milhões de euros pagos pelos contribuintes.
Soubemos pelo presidente da EEM, que o projeto das microalgas será redirecionado pois “não tem interesse para o core business da EEM”, situação vergonhosa e que para o JPP só vem confirmar a negligência governativa em matéria ambiental ao longo dos anos.
Relembramos que, já com o executivo de Miguel Albuquerque, o JPP foi o partido que mais questionou sobre o famoso projeto das “algas do Porto Santo” tendo o então secretário regional da economia, Eduardo Jesus, garantido que, em 2017, a população começaria a ver o retorno deste investimento. Ano após ano e nada. Nem 1 cêntimo de retorno.
E esta tem sido uma matéria levantada pelo JPP por várias vezes em contexto parlamentar: investimentos cofinanciados com fundos europeus que, quanto muito, foram estruturais para os bolsos de alguns, pois para os madeirenses no geral não houve qualquer reflexo, quer ambiental, quer na fatura da eletricidade.
Uma vez mais, o executivo regional PSD/CDS não teve a coragem de assumir mais um falhanço em matéria ambiental, tendo sido o presidente da EEM, num órgão de comunicação público, a dar esta noticia aos madeirenses e porto-santenses.
O “pioneirismo” deste famoso projeto de produção de biodiesel, que seria uma alternativa aos combustíveis atualmente utilizados, caiu por terra, assim como toda a propaganda de Miguel Albuquerque em matéria ambiental.
Mas infelizmente, os compromissos falhados não se cingem à fabrica de micro algas. Vejam-se os exemplos das centrais hidroelétricas; das eólicas do Paul que estão, maioritariamente, travadas; dos parques fotovoltaicos que foram “plantados por toda a ilha”, das próprias afirmações de Miguel Albuquerque, em 2017, quando afirmou que iríamos ter uma dependência dos combustíveis fósseis a 50% até 2020 e hoje, em 2022, estamos a apenas 28%!
O executivo de Miguel Albuquerque tem sido perito nas práticas de “greenwashing”, criando projetos e ações que, na prática, pouco ou nenhum resultado apresentam. O JPP insiste que, em matéria ambiental, este Governo Regional falhou e continua a falhar com todos os madeirenses e, acima de tudo, com as futuras gerações!
O Vice-presidente do grupo parlamentar
Rafael Nunes



