Select Page

É já amanhã, a partir das 15 horas, que o Governo irá ao Parlamento Regional discutir as mobilidades e transportes da Região Autónoma da Madeira.

O debate potestativo, requerido pelo JPP, contará com a presença do Vice-presidente do Governo, Pedro Calado e com o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

Lembramos que o JPP tem vindo, nos últimos anos, a dar primazia, entre outras, à questão da mobilidade insular (ligações aéreas e marítimas) por esta ser uma prioridade estrutural para a RAM.

Inclusive, o próprio PDES – Plano de Desenvolvimento Económico e Social 2030, refere que a Região deverá reforçar a conectividade marítima e aérea para o transporte de passageiros e mercadorias.

Entendemos que o atual modelo de mobilidade aérea e marítima enferma de elevados custos e de modelos desatualizados e onerosos de transporte marítimo. Reforçamos que o atual modelo tem servido para o crescimento desproporcional e condicionado a competitividade económica e coesão social da Região.

Assuntos como o Ferry entre a Madeira e o Continente, o subsidio de mobilidade e a continuidade territorial têm de ser discutidos, de forma séria e com responsabilidade, matérias que motivaram o requerimento agora proposto pelo JPP.

O líder do Grupo Parlamentar do JPP na ALRAM

Élvio Sousa

Pin It on Pinterest

Share This