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O Mundo mudou e vivemos novos tempos, uma nova era. A era da tecnologia, dos tablets e dos telemóveis. Estes pequenos aparelhos mudaram o mundo, e muito ainda está por vir…

Sendo uma autarquia, neste caso, uma Junta de Freguesia, o órgão oficial mais próximo da população, embora aqui na região se tente “pintar e subsidiar” esta proximidade de outra forma e com outras instituições, a verdade é que as Juntas de Freguesias e os autarcas de Freguesia são, sem sombra de dúvida, os órgãos e pessoas mais próximas da população. Esses autarcas, que até há bem pouco tempo eram tidos como “velhos do restelo”, não desprezando obviamente os autarcas “seniores” nem as suas qualidades e conhecimentos sobre a sua freguesia e o seu povo, vêem-se hoje “substituídos” em muitas Juntas de Freguesia por autarcas mais jovens que, obviamente, implementam outras dinâmicas, ritmos e procedimentos distintos. Não melhores, não piores, mas dinâmicas que acompanham a evolução dos tempos, como é o caso da tecnologia.

A tecnologia está cada vez mais acessível a todos e tem-se tornado cada vez mais fácil de utilizar pois as ferramentas têm sido adaptadas a todas as idades e aos vários perfis de utilizador.

De forma generalizada, quase toda a gente usa rede sociais e interage com os seus. Já muita gente recorre à tecnologia que lhe está disponível para pagamentos online, consulta de emails, gestão de contas bancárias… As próprias interações sociais alteraram-se. A facilidade com que nos aproximamos dos nossos amigos e familiares que estão no estrangeiro, como comunicamos mais frequentemente com eles, a forma como agilizamos a comunicação com os nossos grupos de trabalho, com as escolas dos nossos filhos, com a nossa família alargada… Todas estas interações permitidas pelas várias aplicações que existem e pelas novas tecnologias fazem com que as mesmas deixem de ser “novas” para ser apenas “tecnologias”.

Na minha Freguesia, na minha grande Freguesia, há uma considerável fatia de população jovem, o que acaba por traduzir-se também num aumento da taxa de natalidade, o que felizmente contraria a estatística regional! Esta jovialidade da nossa população implica também que muitos dos nossos residentes trabalhem ou estudem fora da Freguesia.

É nesta linha de pensamento que temos todo o cuidado de garantir uma maior proximidade da população e consequentemente, a virtualização de alguns serviços, eliminando a barreira da incompatibilidade dos horários de funcionamento dos serviços administrativos da Junta e o horário de trabalho da nossa população. Atualmente já é possível pedir um atestado de residência ou de família, registar um canídeo ou um felino, georreferenciar um incidente local com uma foto associada, tudo através de meios virtuais que foram disponibilizados à nossa população com pouco mais que um clique.

Evitam-se assim constrangimentos pessoais e profissionais facilmente resolvidos através do nosso site e/ou da nossa aplicação disponível agora para telemóvel.

Neste momento, o pedido de documentos on-line ultrapassam os 20% . De referir que isto apenas é possível pois as freguesias dispõem já de vários e bons parceiros no mercado e porque houve, também das nossas funcionárias administrativas, o interesse e a vontade de aprender para também elas poderem ver o seu trabalho valorizado, agilizando, disponibilizando-as para os serviços que não podem (ainda) ser feitos virtualmente.

Esta “nova era” vem permitir que a Junta se mantenha “de portas abertas” muito para além do seu horário de funcionamento e assim responda às necessidades da população.

Milton Teixeira

Presidente da Junta de Freguesia do Caniço

Observação:

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