Select Page

Esta foi a certeza deixada por Élvio Sousa, líder parlamentar do JPP, após as jornadas interparlamentares que estão a decorrer entre os dias 22 e 23 de setembro, na Madeira.

O deputado relembrou que os “laços com Canárias são históricos e remontam ao tempo das naus e da cultura da cana-de-açúcar, criando-se laços de amizade, sociais, culturais e comerciais”, referiu.

“Reforçar os laços que unem o JPP e a Coalición Canária, em várias áreas de atuação como as mobilidades e transportes, a saúde e coesão territorial, a fiscalidade e a economia, por exemplo, torna-se estratégico para ambas as regiões insulares”, frisou.

Élvio Sousa reforçou a necessidade de “fazer salvaguardar os direitos dos cidadãos residentes nas Ilhas, sendo esta uma questão de justiça social que deve ser assumida, quer pelos Estados Nacionais, quer pelos Governos mais próximos”, deixando como exemplos, “o subsidio social de mobilidade e a ligação Ferry entre a Madeira e o Continente Português”.

De Canárias, Pablo Rodriguéz reiterou as dificuldades que derivam da insularidade e da distância defendendo uma “visão global de atuação onde as regiões insulares vivam a cidadania em igualdade de condições com os restantes cidadãos continentais”.

O anterior Vice-presidente do Governo de Canárias e atual líder parlamentar do principal partido da oposição destacou que “a própria Europa reconhece as Regiões Ultraperiféricas e a necessidade de adaptar as políticas europeias às condições específicas das ínsulas, mas às vezes, é mais difícil que nos entendam a nível central, no nosso próprio País”, lamentou.

Esta atividade política do JPP resulta da assinatura do acordo de cooperação interparlamentar entre o JPP e a Coalición Canária, efetivada em maio de 2022, onde foi possível ao JPP, entre outras atividades e visitas de trabalho, reunir com o diretor executivo do ARMAS e agora, promover as jornadas subordinadas ao tema “mobilidade e transporte”.

Pin It on Pinterest

Share This