O Juntos pelo Povo (JPP) considera que “há falta de investimento do Serviço Regional de Saúde da Região (SESARAM) na contratação de recursos humanos, como terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos” e que esta falha “pode condicionar o desenvolvimento das crianças que precisam de cuidados especiais”.

O JPP visitou, esta manhã, o Centro de Desenvolvimento da Criança, situado no Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde conheceu o espaço e o bom trabalho ali desenvolvido.

“O Centro desenvolve um serviço fundamental, no apoio às crianças que precisam de cuidados especiais. Mas a falta de investimento nos recursos humanos ao nível da intervenção precoce pode originar mais problemas no desenvolvimento da criança. Esta falta de investimento é uma opção governativa, sem dúvida”, afirmou a deputada Lina Pereira.

Outro aspeto fundamental é a articulação com os restantes serviços de acompanhamento ao longo da vida da criança. “Todo este trabalho de articulação apresenta grandes lacunas, porque a passagem de informação é demasiado burocrática, provocando atrasos nas constantes avaliações e no projeto de intervenção com as crianças”, salientou a deputada, informando que o JPP pretende contribuir com uma proposta na Assembleia Legislativa da Madeira:

“Propomos um sistema regional integrado de intervenção precoce, algo fundamental para que haja uma maior articulação entre os três setores envolvidos: Saúde, Educação e Segurança Social. Neste sentido, pretendemos adaptar o que já existe a nível nacional, através de um diploma próprio para a Região.”

Artigos Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This