O Juntos pelo Povo (JPP) quer promover um debate potestativo subordinado ao tema Mobilidade marítima entre a Madeira e o continente. O líder do grupo parlamentar lembrou que “os arquipélagos da Madeira e dos Açores são das únicas regiões insulares da Europa que não dispõem de transporte marítimo regular, entre as ilhas e o continente português”, pelo que realça a necessidade de “debater este tema estruturante”.

O JPP considera que “o estabelecimento de uma linha semanal de transporte marítimo, para passageiros e carga, vem dar resposta às necessidades dos cidadãos e das empresas”. Contudo esta situação não está a ser assegurada. “Dadas as promessas eleitorais, feitas pelo Governo Regional, e até à data não concretizadas, seria oportuno discutir e analisar este tema na casa da democracia parlamentar”, sublinhou Élvio Sousa.

O deputado do JPP referiu-se ainda a “uma espécie de orquestra ensaiada de algumas pessoas que têm vindo a aclamar que a ligação marítima entre a Madeira e o continente português só é viável economicamente se tiver ajudas de Estado ou indemnizações compensatórias”. Élvio Sousa garante que “isto não passa de uma mentira” atendendo ao facto de já ter havido “um operador que não teve isenções de taxas ou ajuda de Estado para concretizar o negócio, que era sustentável para as empresas da Região, num período superior a seis meses”.

O JPP garante que “não alinhará nesta orquestra” e questiona: “Se já tivemos um operador a funcionar quase quatro anos, sem ajudas de Estado e que chegou a solicitar apoio para fazer mais uma ligação semanal para a RAM, porque é que muitos partidos políticos e outros técnicos que por aí abundam estão a alimentar esta orquestra?”

Artigos Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This