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O JPP volta “à carga” com o tema da Saúde e incita os utentes em lista de espera a reclamar para o Secretário da Saúde, “formalizando a sua situação e encaminhando para a Secretaria com a tutela, a respetiva queixa ou reclamação”, referiu Élvio Sousa, presidente do grupo parlamentar do JPP e porta-voz desta iniciativa que decorreu na Assembleia Legislativa Regional.

“A Saúde deve constituir um dos temas centrais na gestão governativa, sobretudo na ação de melhorar o acesso atempado aos cuidados de saúde”, frisou o parlamentar, pois só assim “se torna possível melhorar os cuidados de saúde prestados”.

Élvio Sousa reforçou “todo o esforço dos profissionais de saúde que garantem, diariamente e da melhor forma que conseguem, os cuidados de saúde aos utentes” mas que, mesmo assim, “não é suficiente. Os utentes não têm os seus direitos consagrados na plenitude”!

“Nem Miguel Albuquerque, nem Pedro Ramos cumpriram a palavra de garantir aos cidadãos que se encontram em lista de espera, por exemplo, para cirurgia, um tempo máximo, clinicamente recomendado, para ver a sua situação resolvida”, relembrou.

O JPP destaca que esta é uma situação que “só acontece na Madeira, o que é inadmissível” e exemplificou: “num hospital dos Açores ou do Continente, um doente que aguarda uma cirurgia às cataratas, especialidade de oftalmologia, consegue acompanhar o seu lugar na lista, no portal do utente, e sabe que o tempo máximo que aguardará é de um ano. No fim desse ano, se não for operado, obrigatoriamente é garantido ao utente uma operação no privado. Isso são direitos adquiridos”, realçou Élvio Sousa.

“Na Madeira, reina o terceiro mundismo ao nível dos direitos de saúde” pelo que o parlamentar exorta os utentes a “exercerem o seu direito de reclamação, ao abrigo da Carta dos Direitos dos Utentes e que as façam chegar à Secretaria Regional da Saúde, ao IASAUDE, e à Provedoria de Justiça.

“E esta é uma situação que o grupo parlamentar do JPP, na condição de legítimos representantes da população e fiscalizadores da ação governativa prestará apoio aos utentes que possam vir a precisar de ajuda. Portanto, o JPP está disponível para apoiar os utentes na realização destas reclamações bem como no encaminhamento para as entidades competentes”, concluiu.

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