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Quando nos candidatamos à Câmara Municipal de Santa Cruz o nosso compromisso assentava em três pilares essenciais: a recuperação financeira, um programa de desenvolvimento sustentado e com uma vertente social, e, ainda, a desburocratização a transparência e uma política de proximidade àqueles que são a nossa primeira razão de existir: os munícipes.

Hoje, com a recuperação financeira consolidada, com o projeto de desenvolvimento e de ação social em curso, deitamos mão ao que podemos chamar de modernização administrativa. Um processo interno, mas que será de extrema importância na melhoria do serviço que prestamos à população.

Este processo, sob a égide de Santa Cruz Digital, pretende alcançar uma reestruturação interna completa, com uma componente de balcão digital para o Munícipe, através da disponibilização de um serviço de gestão documental.

Este objetivo começou já a ser consolidado através da implementação de um Data Center e de uma rede estruturada que convergirão para suportar os serviços prestados ao Munícipe. Tudo isto obriga a uma harmonização de software, que não existe neste momento, a qual garantirá suporte aos sistemas.

Este investimento, que no final será de aproximadamente meio milhão, enquadra-se numa política de proximidade para com os cidadãos, instituições e empresas que a Câmara Municipal de Santa Cruz tem desenvolvido nos últimos anos, de forma a garantir a transparência de todos os procedimentos. Como tal, o projeto inclui a desmaterialização de uma série de processos.

Todo este processo, além de urgente, é um passo em frente em direção à NetEconomy, contribuindo para a libertação geográfica dos munícipes (e não só), valorizando as vantagens e competitividade inerentes à aposta na inovação tecnológica.

Esta aposta na modernização administrativa da autarquia, que coloca as verbas públicas ao serviço dos cidadãos e da administração local constitui, sem sombra de dúvida, um fator suscetível de contribuir, também, para a promoção da igualdade de oportunidades em prol dos munícipes.

Recordo, a propósito, que quando aqui chegámos encontrámos uma infraestrutura de sistemas de informação obsoleta, em risco de colapso estrutural face à limitada capacidade da infraestrutura existente. Por isso, era preciso ir muito além da manutenção dos sistemas, de simples aquisições de equipamentos para colmatar um problema interno de gestão. Era necessário fazer um upgrade total à solução existente.

Assim, pretende-se, com a implementação do Projeto Santa Cruz Digital, promover a eficiência, transparência e simplificação, no sentido de habilitar o Município com ferramentas que permitam prestar novos e melhores serviços aos munícipes.

Este projeto permite a conjugação de imperativos de eficácia e eficiência para com os munícipes, através da criação de uma nova estrutura de gestão de processos informáticos e a promoção da interatividade entre os serviços prestados e os cidadãos.

Desta forma, é possível aumentar a qualidade dos serviços públicos numa lógica de inovação, modernização, rigor e transparência, garantindo uma redução de custos, bem como desburocratização e racionalização de processos, com recurso ao uso intensivo das TIC’s.

Além da disponibilização de serviços on-line, numa perspetiva de self-service, prevê-se ainda um processo de disponibilização de Gestão documental – arquivo digital. Os serviços a disponibilizar permitirão ao Município dispor de uma solução de atendimento inovadora, numa lógica de Balcão do Munícipe garantindo, assim, uma maior eficácia e eficiência nas respostas aos requerentes.

Com a concretização deste terceiro pilar creio que fica completo o lançamento do nosso programa para Santa Cruz e a concretização de Santa Cruz como essa terra de futuro que preconizamos ao comemorar os 500 anos deste Município.

ÉLIA ASCENSÃO
Vereadora da Câmara Municipal de Santa Cruz

*Artigo de opinião publicado no JM / 21-11-2018

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