Select Page

A Educação é, para mim, o pilar mais importante do Estado. Carece, no entanto, de qualidade. Há espaço para melhorar, mas acima de tudo, evoluir. Sou defensor de uma evolução progressiva (repito progressiva, sem radicalismos) do sistema educacional, de forma a todos ficarmos a ganhar, através de uma maior qualificação dos jovens, jovens mais alegres nas escolas entre outros ganhos. Assim, irei propor algumas mudanças simples, mas que numa fase inicial de mudança, poderão fazer a diferença.

Como é do conhecimento de todos, vivemos em tempos de crise económica (já estamos a melhorar), e nos meses de agosto/setembro é um tormento para as carteiras dos pais. Gastos em material escolar, manuais… É daí que surge a minha primeira proposta, a mais complexa.

A proposta consiste em que os manuais escolares passem a ser escolhidos para um período de 5 anos e afeto a toda a RAM. Em primeiro lugar, achei por bem apenas propor esta medida apenas para a RAM como teste e para ver se é viável. Se a medida funcionasse, passaria a todo o território nacional. Portanto irei dar um exemplo de como iria funcionar esta medida. Por exemplo numa determinada escola, os professores que lecionam o 10º ano de Português iriam “votar” num determinado manual de uma editora para ser usado nos próximos 5 anos. Todas as escolas secundárias da RAM repetem o processo. No fim deste processo, a editora mais votada seria a escolhida. O processo repete-se para todas as disciplinas. A enorme vantagem desta medida é o facto de os manuais poderem ser reutilizados por familiares, amigos, sem ter de se comprar manuais novos todos os anos. Facilita também a mudança de escola, sem ter de comprar outros manuais, facilita o processo de distribuição de manuais escolares da Ação Social.

A minha segunda proposta é a implementação de cacifos em todas as escolas. Os alunos do 2º e 3º ciclos têm 7/8 disciplinas e andam com as bolsas pesadas a semana inteira. É necessário criar cacifos para todos os alunos de forma a aliviar o peso que carregam. Poderia, eventualmente, ser estipulado um valor simbólico anual pelo uso dos cacifos.

AFONSO FREITAS
Estudante

Pin It on Pinterest

Share This