No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos, o Juntos pelo Povo (JPP) foi à baía de Machico, onde estão integradas a praia Banda d’Além, de areia amarela, e a de São Roque, questionar as razões para a falta de atribuição da bandeira azul, neste local.

“O JPP estranha que, de alguns anos a esta parte, não esteja a ser atribuída a bandeira azul a estas praias. Gostaríamos de saber o que é que falta para que tenhamos este galardão e gostaríamos que estas dúvidas fossem esclarecidas pela Secretaria Regional do Ambiente e pela Câmara Municipal de Machico”, questionou o deputado Carlos Costa, recordando que “este ano Machico e Câmara de Lobos, duas cidades com complexos balneares de excelência, não foram contempladas com esse galardão”, que é um símbolo da qualidade ambiental.

“Estes são dois municípios que assinaram o compromisso com a ARM – Águas e Resíduos da Madeira. Mas não sabemos, ao certo, que tipo de investimento tem sido feito pela ARM para que se verifique a ausência deste galardão. Sabemos que a atribuição da bandeira azul requer um conjunto de critérios rigorosos, que obriga também que a autarquia apresente a sua candidatura, através de uma coordenação regional que é feita pela secretaria do Ambiente”, realçou, deixando uma questão:

“Será que o critério da qualidade das águas balneares poderá estar a emperrar esta candidatura? Gostaríamos que a Secretaria Regional do Ambiente informasse se estas praias cumprem ou não os requisitos que comprovam a qualidade das águas balneares, do ponto de vista da diretiva comunitária e gostaríamos de saber o que é necessário fazer para que estas e outras praias possam recuperar a bandeira azul, como símbolo de qualidade ambiental”.

Artigos Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This