O Juntos pelo Povo (JPP) esteve, esta manhã, no concelho de Câmara de Lobos para “denunciar mais uma promessa do Governo Regional que ficou por cumprir”, conforme salientou o deputado Rafael Nunes, dando voz aos muitos agricultores “que têm vindo a contactar o JPP para se queixar sobre o que entendem ser a falta de compromisso na palavra dada pelo senhor secretário regional da Agricultura e Pescas”, no que concerne aos apoios relativamente aos prejuízos dos temporais, que assolaram a Madeira em fevereiro e março deste ano.

O Grupo Parlamentar do JPP “vai averiguar a situação para perceber os motivos dos entraves a estes pagamentos e irá atuar no sentido de resolver o problema que aflige centenas de agricultores regionais”.

O JPP não entende o arrastar de uma situação que é prejudicial para quem sobrevive da agricultura, associando-se assim a estes produtores na sua reivindicação: “Exigimos do Governo Regional apenas que cumpra a palavra e que dê os apoios que prometeu. Na altura, o governo foi muito célere a propagandear estes apoios e avançou logo que iria cobrir até 80% dos custos dos prejuízos, mas passados 8 meses ainda não pagou aos agricultores”.

Rafael Nunes lembrou que, nessa altura, o Governo garantiu que iria pagar até maio, mas não o fez. Posteriormente, anunciou publicamente que os pagamentos iam ser feitos até agosto. “Estamos em outubro e estes agricultores continuam a aguardar que o senhor secretário cumpra o que prometeu. Estamos a falar num valor que atinge um milhão e meio de euros e que é muito significativo para a produção agrícola, principalmente para estes agricultores, já que muitos deles vivem desta produção de banana e de cana sacarina e dependem destes valores. Não os recebendo a tempo, terão de ser eles próprios a suportar esta despesa e, como sabemos, é um encargo muito elevado para quem depende da agricultura”, reforçou o deputado.

Artigos Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This