Select Page

“Alimentação como prevenção na Saúde” foi o tema das Jornadas Parlamentares do Juntos pelo Povo (JPP), com o objetivo de “ver a Saúde de uma perspetiva mais abrangente, desde a terra até ao prato”, passando pelos aconselhamentos médicos.

“A necessidade de implementar diversas medidas que permitam apostar na prevenção e encarar a Saúde como um todo” foi salientada por Bruno Berenguer, enfermeiro, membro do grupo da Saúde do JPP e moderador do fórum realizado esta manhã, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM), que contou com os contributos de Andreia Castro, dietista no Hospital Dr. João de Almada, Manuel Vicente, permacultor, Miguel Rodrigues, chef executivo da EPHTM e o personal trainer João Paulo Freitas.

“Foi focada a importância de implementar, por exemplo nas escolas, programas ou uma disciplina regular onde estas diferentes valências fossem integradas, permitindo que as crianças adquiram desde cedo valências importantes que os pais nem sempre lhes conseguem transmitir”, referiu Bruno Berenguer, salientando a necessidade de uma educação precoce, para que a prevenção possa ser a melhor solução para a Saúde.

Patrícia Spínola, deputada e membro deste grupo de Saúde do JPP, salientou o sucesso das jornadas, enriquecidas pelas perspetivas de diversos profissionais da área. “Foi realçada a importância da prevenção em termos de poupança de custos na saúde, também a forma de encarar a obesidade não apenas como uma forma estética, mas como uma forma de saúde, que obriga a encarar o exercício físico ao longo da vida e também as problemáticas que têm os agricultores biológicos que efetivamente na Região ainda não dão resposta à procura existente, por exemplo ao nível da hotelaria, onde a procura é muito maior”.

Pin It on Pinterest

Share This